Universo Prático Feminino Facebook Twitter Google + Youtube Pinterest Início Sobre Anuncie Contato

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Bancada: tipos e modelos para facilitar na sua cozinha!

Pensando em fazer uma bancada na cozinha? Confira nossas dicas para escolher a melhor opção!

A bancada da cozinha é uma das peças mais importantes na hora de se fazer uma refeição, já que é nela que cortamos os alimentos, preparamos massas, apoiamos eletrodomésticos e por aí vai. Mas essa mesma bancada pode servir também para o convívio social, como no caso dos modelos de cozinhas americanas.

O simples fato de colocar uma bancada ajuda também a ampliar a sensação de espaço, sendo uma ótima tática para casas e apartamentos pequenos. Falando nisso, depois não deixe de conferir estas dicas para a decoração em apartamentos e locais reduzidos.
Os modelos desse tipo variam, podendo incluir um nível só ou dois níveis (bancada alta e bancada baixa). Nesse segundo caso, o nível inferior pode ser usado como mesa e o superior para a preparação de alimentos ou vice-versa.


1. O material da bancada
Há muitas opções de materiais para bancada, porém os mais usados são:

- Mármore – esse tipo de material é bem prático e pode ser usado para criar uma boa combinação com o ambiente. Contudo, eles são mais porosos e podem manchar mais facilmente.
- Madeira – bancadas de madeira podem combinar bem com móveis da casa, contudo não são muito indicadas para o uso na preparação de alimentos já que são menos resistentes do que as demais opções. Uma batida de panela ou corte errado de faca pode provocar sulcos ou riscos na superfície;
- Aço Inox – esse tipo é ideal para bancadas que serão usadas para manipulação e preparação de alimentos, pois é mais fácil de ser limpo e possui boa durabilidade. Sem falar que pode combinar com o jogo de panelas e talheres;

- Granito – pode ser uma opção mais em conta, especialmente o granito preto. Esse tipo de pedra é bem resistente e durável, porém as variações mais claras possuem muitos detalhes característicos que talvez não combinem tanto com o ambiente;

- Azulejos ou pisos de cerâmica – Nessa opção será necessário colocar uma base onde se assentará os azulejos ou pisos, podendo ela ser de alvenaria, madeira ou compensado. Os azulejos podem ser os mesmos usados na parede da cozinha, reforçando assim a decoração. O mesmo vale para os pisos de cerâmica.
Para escolher é importante avaliar qual combina com sua decoração e o quanto está disposto a gastar, pois a diferença de valores entre esses produtos é grande.


2. A função da bancada
O importante na hora de pensar e planejar sua bancada é ter em mente qual será sua função, pois ela pode desempenhar diferentes papéis, tais como:

- Local de preparação de alimentos, podendo requerer um fogão portátil ou cooktop;
- A já mencionada mesa para refeições com um ou dois níveis;
- Para apoiar e servir amigos como numa bancada de bar;
- Ou simples divisória decorada entre a cozinha e outro cômodo.
Feito isso, pense se será necessário derrubar toda a parede existente no caso de uma reforma para introduzi-la. Em grande parte das vezes, a bancada pode ser feita usando-se metade da parede, o que evita ter de construir tudo do zero.

3. O modelo da bancada
Como mencionado antes, a bancada pode ter níveis de acordo com a função dela. Mas também é possível variá-la do modelo tradicional retangular até formatos redondos, ovais, em meia-lua, quadrados entre outros.
Nossa última recomendação é que instale uma coifa ou exaustor na cozinha para evitar que a gordura resultante da preparação e cozimento de alimentos se espalhe para o outro cômodo. Depois é só aproveitar as funcionalidades e apreciar o belo visual estético que uma bancada bem planejada pode oferecer!
E se você gostou dessas dicas ou tem alguma sugestão, não se esqueça de deixar seu comentário!
Créditos: Fonte
Guest Post escrito por Matheus Bertoluci
Gostou do blog? Então compartilhe! Siga, visite as redes sociais do blog:
  Twitter  -  Facebook  -  Instagram  - Youtube

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita, sua opinião é muito importante para mim!

PS: Comentários com divulgações de sorteios e pedidos para seguir, não serão aceitos! Volte sempre! : )

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...